quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lead time, trade-off e feeling, o que são?

É, não dá prá se livrar desses tipos de expressões!

Lead time é o tempo de processamento de um pedido, desde o momento que é colocado na empresa até o momento em que o produto é entregue ao cliente. Atualmente as empresas trabalham muito para reduzir o lead time e o grande desafio é torná-lo zero. O problema é como fazer isso sem aumentar os estoques. Isso se faz com uma produção flexível. É claro que na prática isso é um esforço tremendo, pois uma produção totalmente flexível pode ser um sonho.

Trade-off normalmente se refere às concessões que se faz num negócio com o objetivo de torná-lo viável. Você abre mão de uma característica ou de uma exigência para ganhar outra. A negociação e a conciliação de diferentes interesses exige muita habilidade e o conhecimento preciso sobre as consessões possíveis e seus impactos para seu negócio.

Já o feeling, se refere ao sentimento ou intuição. No mundo dos negócios as coisas tem acontecido tão rapidamente que em muitas situações não é possível uma decisão racional e objetiva, baseada em fatos ou dados. Então a única forma de tormar essa decisão é fazê-lo de forma intuitiva, sentimento. O feeling é muito particular de cada pessoa e decisões assim provocam grande incerteza pois nem mesmo o decisor pode sempre explicar quais foram os critérios utilizados para a escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário